Qual o sentido do trabalho para você?

Qual o sentido do trabalho para você?

A palavra “trabalho” tem sua origem no vocábulo latino “tripalium” – denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (palium). Desse modo, originalmente, “trabalhar” significa ser torturado no tripalium. Nesse cenário, os torturados eram os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem “trabalhava”, naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses.

Após várias e diferentes épocas, a noção de trabalho nos tempos modernos ganhou outro significado. O trabalho, na era contemporânea, é basicamente o nosso meio de subsistência e uma fonte de prazer (ao menos deveria ser). O trabalho transforma as pessoas, desenvolve habilidades, ensina sobre nossas forças e limitações, auxilia a nos relacionarmos melhor com outras pessoas e, principalmente, altera a visão que temos do mundo e de nós mesmos. Assim, nos dias de hoje, o trabalho é associado tanto a uma atividade física, como mental e social.

É no trabalho que utilizamos grande parte do nosso tempo. A maioria das pessoas possuem uma jornada de trabalho de 44 horas semanais, mas para muitas outras a quantidade de tempo envolvida em sua atividade profissional é bem maior do que essa. Consequentemente, sobra menos tempo do que gostaríamos para estar com a família e amigos, para atividades de lazer, saúde, diversão, estudos, e tudo mais o que for importante para cada um. Resumindo, passamos mais tempo no trabalho do que fazendo qualquer outra coisa e, no fim das contas, o que todo esse tempo gasto nos causa emocionalmente?

Se perguntarmos as pessoas o que significa o trabalho para elas, as respostas serão as mais diversas, pois realmente é algo subjetivo. Faça o teste e pergunte para as que estão ao seu redor neste momento, ou ainda mais, utilize da tecnologia a seu favor e faça uma pesquisa com os principais contatos da sua agenda telefônica. Você verá que, realmente, cada uma delas atribui um significado diferente para aquilo que faz, mesmo em se tratando de um grupo que está no mesmo cargo, em uma mesma empresa.

Para algumas pessoas o trabalho tem aquele sentido da sua origem etimológica, significa sofrimento. Para elas, trabalhar é um verdadeiro sacrifício, o que, certamente, torna sua realização muito mais penosa e difícil de fazer. Na prática do dia a dia, geralmente são aqueles profissionais que acham tudo difícil, que vivem reclamando, se queixando, com preguiça, e que contam os minutos para o expediente da semana se encerrar.

Para outras pessoas o trabalho em si é algo indiferente, pois seu único significado é ser a forma com a qual se ganha dinheiro para viver, ou sobreviver, e acaba sendo realizado praticamente por uma obrigação. Esses são os profissionais que, normalmente, até fazem tudo direitinho, cumprem com suas atribuições, mas não vão além disso, são limitados a fazer o básico para se manterem em seus empregos e não se preocupam muito em se desenvolverem.

Somente poucas pessoas atribuem uma importância significativa do trabalho como sendo algo que lhes proporciona autorrealização (a tal fonte de prazer). Esses profissionais são os que desempenham suas atividades com verdadeiro empenho, orgulho e satisfação. Eles veem o que fazem como uma forma de ajudar os outros, de servir as pessoas, de ser útil e importante. Consequentemente, esse é o grupo que mais tem possibilidades de desenvolvimento e crescimento de carreira.

Então, o grande X da questão é o significado que as pessoas atribuem ao seu trabalho, pois é isso que determina o quanto de vontade e dedicação elas terão para executá-lo. Quanto mais grandioso for esse significado, maior será o comprometimento com sua atividade profissional, independente de qual seja ela, da mais simples a mais complexa. E para não se enganar com o significado que o trabalho tem para você (o que é muito comum acontecer), faça o caminho inverso... Olhe para a maneira como você tem se comportado, agido e se sentido em relação ao seu trabalho, dessa forma você descobrirá qual é o significado real que ele tem para você. Donos de negócios e gestores precisam ir um pouco mais além, é necessário, ainda, descobrir o sentido que o trabalho tem para cada pessoa que faz parte da sua empresa ou equipe. E para todos, lembrem-se: nenhuma empresa conseguirá promover um significado importante para o seu trabalho, se antes você não o fizer. Prospere!
 

Blog